segunda-feira, 27 de junho de 2016

Produção de texto oral a partir de imagens


Acreditamos ser de grande valia proporcionar aos nossos alunos momentos de leitura de forma atrativa e interessante. Com a atividade que segue, as crianças podem partir de sua criatividade e imaginação para criar, enriquecer seu vocabulário e desenvolver a capacidade de raciocínio a partir de ideias de outros, respeitando o tempo e vivências dos colegas. Por meio dessa proposta, percebemos também a importância da oralidade, forma rica de expressão em que os alunos se expõe criticamente, expondo sua ideias. Logo, ela é mais uma forma de à criação de histórias, contos, poesias, enfim, produção de diferentes gêneros textuais. É imprescindível destacar as diferenças percebidas na oralidade e na escrita. Por entendermos que a oralidade é uma forma pouca explorada em sala de aula, estudamos em aula, mais especificamente no dia 24/05, uma atividade que parte de uma caixa de imagens. Divididas em dois grandes grupos, as alunas da turma 12 escolheram, individualmente, uma imagem. É importante destacar que, inicialmente, cada grupo definiu um tema, como, por exemplo, lugar.  Uma aluna de cada grupo foi escolhida para iniciar uma história, sendo que o enredo deveria seguir conforme o conteúdo apresentado nas imagens escolhidas. Em cada grupo havia uma relatora. Ao fim, a análise da produção foi feita em conjunto e passada para um cartaz, exposto no corredor do prédio 16 do Centro de Educação da UFSM.



Nenhum comentário:

Postar um comentário