domingo, 26 de junho de 2016

Gênero Textual

Os gêneros textuais são manifestações linguísticas com funções definidas, que são socialmente reconhecidas. Eles possuem intenções comunicativas, ocorrem em situações específicas e remetem às diferentes formas de expressão textual. São vários os exemplos, como romance, conto, receita culinária, lista de compras, carta, entrevista e o anúncio publicitário, foco da atividade que será relatada a seguir.
O anúncio publicitário é uma forma de escrita que se utiliza de frases (manchetes), na maioria das vezes impactantes, para atrair leitores. É um meio pelo qual pode-se anunciar a venda de produtos, procura por objetos, pessoas e coisas em geral. O fim maior deste tipo de texto é de convencer o telespectador sobre a boa qualidade de um determinado produto, convencendo-o a adquirí-lo, por exemplo. Isto nos remete à ideia daquele velho ditado popular, o qual diz que “a propaganda é a alma do negócio”, e se analisarmos, concluiremos que a afirmação é totalmente verídica, porque quanto mais criativo e objetivo for o anúncio, mais haverá a possibilidade de aceitação.
É imprescindível ter em mente o público alvo do anúncio para determinar o endereçamento e as características da produção. No entanto, em geral, o anúncio publicitário apresenta como estrutura:
  • título: recomenda-se que seja criativo e atraente, a fim de atrair o leitor por meio de um jogo de palavras;
  • corpo do texto: é o local em que se desenvolve a ideia proposta no título. É feito por meio de frases curtas e objetivas, adequando o vocabulário ao público-alvo, como já dito acima;
  • identificação do produto: momento em que pode aparecer o slogan junto à marca do produto que se pretende vender. Abaixo, segue um anúncio produzido em aula.


Referência: http://brasilescola.uol.com.br/redacao/anuncio-publicitario.htm

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